Existe academia livre de gordofobia?

Sim, aqui existe um vislumbre de resposta. Just read.
Publiquei um vídeo sobre isso e senti a necessidade de falar mais sobre o assunto.

IMG_2077

Foram anos e anos entrando e saindo de academias, studios, grupos, assessorias ou o nome que tiver em busca de mudança e aceitação. A mensagem era clara: minha vida começaria quando eu emagrecesse. Eu entrava nesses lugares em busca de professores e treinadoras que estavam dentro do que eu deveria/queria ser: magra.

Esse era o foco.
Até então.

Mas quando passei a me olhar de outra forma, entendi que para encontrar um ambiente esportivo livre de gordofobia, os critérios precisam ser outros. Passei a procurar por profissionais da área do esporte que não estivessem dentro do padrão estético imposto pela nossa sociedade. Ao encontrar professoras gordas, não vi a luz. As coisas não ficaram simples imediatamente. Pelo contrário, encarei o fato de que tinha e tenho que desconstruir a gordofobia enraizada em mim.

Precisei entender que para ter um ambiente livre de gordofobia é preciso lutar por ele, ser parte da mudança. Exatamente como no machismo. Ambientes livres de preconceito não existem por si só, são construídos.

O mesmo acontece com ambientes esportivos. É claro que vamos lidar com a exclusão diariamente.  Algumas minas vieram falar comigo sobre não acreditar na existência desses ambientes e eu entendo. Mas a questão que fica é: o que vocês estão fazendo pra mudar essa realidade? Reveja seus critérios, pense no que é importante para você e construa esse lugar. Seja a mudança. Todas seremos gratas a isso.

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Monika Mayer disse:

    Olá,
    Me identifiquei muito com o Gorda Esporte Clube!!!!!
    Assim como vc, já nasci gorda, minha alma é gorda. A minha vida inteira escutei esses comentários GORDOFÓBICOS. Um saco! Já fui surfista, trilheira e hoje em dia sou ciclista. Amo de paixão sair pedalando por aí e quando vejo já rodei 50km. Antigamente eu me estressava mais com os comentários, hoje em dia já liguei o FODA-SE. Mesmo porque, tem muito magro que não faz o que a gente faz, kkkkk.
    Adorei os vídeos, super engraçados! Maravilhosa iniciativa.
    Bjs
    Monika

    Curtido por 1 pessoa

    1. Monika, obrigada! Estar em movimento é mágico mesmo. Adoro trilhas e sonho em surfar. Quem sabe um dia!

      Curtir

Deixe um comentário

